4 atitudes que ajudam no tratamento da depressão
A depressão é um problema sério que atinge uma parcela grande da população, inclusive já existem até mesmo confirmações de que essa doença é o mal do século XXI.
Dentro desse cenário, as pessoas que sofrem de depressão encontram nos medicamentos e na terapia um progresso significativo, que visa oferecer uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos.
No entanto, nem sempre esses cuidados são os suficientes – mesmo sendo extremamente importantes.
Isso porque, já é comum as pessoas com depressão terem quadros de recaídas, que, às vezes, surgem muito pior do que era antes.
Para a depressão ser curada completamente é preciso fazer o tratamento – ingerindo os remédios necessários - e tomando algumas medidas simples para o combate do problema.
Enumeramos abaixo 4 atitudes que ajudam no tratamento da depressão e, o melhor, elas são bem simples e eficazes.
1 – Consuma alimentos saudáveis
Você sabia que uma boa alimentação ajuda no tratamento da depressão?
Quando você consome alimentos saudáveis você estimula a produção de serotonina, que nada mais é que um neurotransmissor que auxilia na regularização do humor, do sono e até mesmo do apetite.
Os alimentos que promovem esses benefícios são a banana, peixes, abacate, castanha, nozes, dentre outros.
Se possível, consulte uma nutricionista que, com certeza, era irá lhe recomendar os alimentos mais adequados.
Vale ressaltar que existem algumas alimentos e bebidas que precisam ser evitados por quem sofre de depressão, pois eles atuam no sistema nervoso.
2 – Pratique atividade física
A depressão deixa o indivíduo desanimado, mas é importante lutar contra esse estado de espírito e praticar exercícios físicos.
Ao fazer atividades físicas o seu cérebro libera endorfinas e outras substâncias responsáveis pelo prazer e a sensação de bem-estar.
Os exercícios mais indicados para quem sofre de depressão são as caminhadas ou pedalas de bicicleta, já que são atividades mais básicas e fáceis.
Essa atitude de praticar exercícios físicos – alinhada as sessões com o psicólogo – lhe ajudam a combater a depressão.
2 – Aprenda a lidar com as preocupações
Ao se prender nas preocupações excessivas e irrealista você será tomado por diversos pensamentos destrutivos, que não fazem nada bem para o seu interior.
Lembre-se que as preocupações são algo normal na vida de qualquer pessoa e é preciso aprender a lidar com elas.
Para conseguir se tornar mais otimista você precisa aprender a desapegar dessas preocupações demasiadas.
Sabendo disso, direcione a sua energia para coisas realmente relevantes e que merecem mais atenção, como aperfeiçoar as suas qualidades para atingir os seus objetivos de vida.
3 – Mantenha os seus amigos próximos
Manter os seus amigos próximos é uma das atitudes que ajudam no tratamento da depressão.
Mesmo que a tendência seja de querer ficar sozinho, é importante se cercar de pessoas que lhe querem bem e que aceitam quem você é.
Esse ambiente de pessoas boas é mais propicio a lhe ajudar na cura, já que normalmente os amigos tendem a ser engraçados e divertidos.
Assim, você irá dar boas risadas e relaxar, oferecendo ao seu corpo uma sensação de bem-estar, o que combate diretamente a tristeza causada pela depressão.
3 – Desenvolva Inteligência Emocional
Quem possui Inteligência Emocional consegue contornar os sintomas da depressão e os vícios emocionais.
Contudo, é muito difícil desenvolver essa habilidade sozinho, não é à toa que apenas 5% da população tem esse domínio e, por isso, usufruem da saúde física e mental.
A boa notícia é que é possível dominar essa habilidade com o curso Seminário de Inteligência Emocional Poder Sem Limites.
Através dele você irá conseguir fortalecer o seu estado emocional, aprendendo a superar os medos e limitações que lhe impedem de ter o controle da sua vida.