Aprenda a aumentar autoestima da sua equipe
Aumentar a autoestima da sua equipe é importante para a melhor produtividade dos seus funcionários e, por consequência, a expansão do seu negócio ou até mesmo para a manutenção do seu cargo como líder e gestor.
Apesar de ser importante, conseguir aumentar a autoestima da sua equipe não é uma tarefa fácil e requer bastante trabalho dos supervisores.
Além disso, é importante que essa autoestima não seja confundida apenas com bom retorno financeiro para os seus colaboradores. Isso porque, as pessoas se sentem felizes e até mesmo motivadas pelas mais diferentes razões.
Bem, também não vale a pena punir os funcionários pelos resultados que não estão indo bem, pois essa não é a solução correta para aumentar a autoestima deles.
Diante disso, qual a melhor saída para amentar a autoestima da sua equipe? Para encontrar essa resposta, veja algumas das nossas dicas abaixo.
Crie empatia
Então, qual a mensagem que vai ficar para a sua equipe? Você acha que ela seria incentivadora ou positiva para os seus colaboradores?
Lembre-se que as regras existem para todos, e cabe a você mostrar que elas devem ser cumpridas.
Garanta na prática que os horários sejam cumpridos e que as atividades sejam realizadas dentro do prazo.
Já que essa é uma ótima maneira de aumentar a autoestima da sua equipe, além de lhe tornar mais próximo dos outros profissionais.
Essa é uma forma de criar empatia — pois os colaboradores vão se identificar com o gestor — e eleva a certeza de que todos estão juntos, assumindo juntos o desafio de fazer a empresa progredir.
Desenvolva metas claras
Uma das principais razões que levam a baixa autoestima da sua equipe é o problema com as metas. Para afastar então essa possibilidade, o ideal é que você desenvolva metas objetivas e que sejam executáveis, ou seja, que possam ser conquistadas pela sua equipe.
Vamos supor que sua equipe consiga entregar 3 projetos por mês. Nesse contexto, o objetivo ideal para os 30 dias seguintes é de 4 projetos, certo?
Caso o grupo conclua essa meta, basta aumentá-la de maneira gradativa.
Dessa maneira, os profissionais ganham mais confiança para se responsabilizar por atividades complexas no futuro e desenvolvem assim a autoestima.
Pratique o reconhecimento
Alguns líderes que trabalham em cargos de liderança têm o hábito – péssimo - de ignorar o valor da equipe.
Isso porque, ao atingir um objetivo o grupo não fez mais do que sua obrigação, não é mesmo? Porém, nem sempre.
O que farão com que eles aceitem fazer essas horas extras é saber que – de alguma forma – eles serão recompensados.
Essas recompensas nem sempre precisam ser dinheiro, pode ser uma folga durante a semana, por exemplo.
Logo, fica evidente a importância de você praticar o reconhecimento como forma de aumentar a autoestima da sua equipe.
Desenvolva a Inteligência Emocional
Em razão disso, conheça o Seminário de Inteligência Emocional Poder Sem Limites e aprenda a dominar essa técnica tão importante.
Com ela você conseguirá se tornar um chefe muito mais assertivo, motivador e a sua equipe passará a produzir mais e com qualidade.